terça-feira, 2 de julho de 2013

AZEITE DE OLIVA : IDEAL PARA FRITAR



AZEITE DE OLIVA
MAIS SAUDÁVEL E MAIS GOSTOSO
IDEAL PARA FRITAR



Novos estudos conduzidos em Jaén, na Espanha, sugerem que o azeite de oliva de qualidade não é apenas mais saudável, mas também é muito mais saudável quando comparado com outros óleos vegetais comumente usados para fritar alimentos.




 Enquanto o azeite de oliva extra virgem é considerado uma das opções mais saudáveis de gorduras, ele continua sendo visto como inadequado para frituras, levando muitos consumidores a optarem por óleos refinados quimicamente como óleo de canola, óleo de milho e girassol para esse propósito. Existe um mito popular de que o azeite de oliva não serve para cozimento em alta temperatura que, no entanto, já foi derrubado pela ciência. Uma nova pesquisa publicada na Espanha trouxe mais evidência de que o azeite de oliva é não só adequado para friturar, mas também que seu sabor é superior comparado a outras gorduras vegetais.

Dois estudos foram realizados em conjunto com empresas de teconologia e pesquisa em azeites de oliva, e produtores de azeites de oliva da região de Jaén, que analisaram o uso de azeite de oliva em comparação com o óleo de girassol, de alto teor oléico, quando usados no preparo de dois alimentos fritos.  Na primeira fase do projeto batatas pré-cozidas, congeladas e mini croquetes foram fritos no azeite de oliva e em outros óleos comuns. Degustadores profissionais e técnicos em relataram as diferenças que perceberam em termos de sabor e aroma entre os óleos. Degustadores disseram que os croquets fritados no azeite de oliva tinha “gosto melhor” e eram “mais crocantes”.  Também foi relatado que odores desagradáveis, de produtos passados durante as primeiras etapas do cozimento no óleo de girassol, o que pode ser atribuído à degradação dos ácidos graxos depois do primeiro aquecimento, resultando em odores voláteis e desagradáveis.




 Os estudos foram realizados paralelamente a uma iniciativa conhecida como o “Plan Frituras” que buscou comparar a economia e destacar os benefícios para a saúde do azeite de oliva, comparado aos óleos refinados quimicamente utilizados nos ramos de hospitalidade e foodservice. Estabelecimentos na Espanha continental e nas Ilhas Baleares participaram do movimento por mais de um anos e continuam usando o azeite de oliva extra virgem para todas as suas frituras, e afirmam terem economizado em torno de 25% por mês relativo ao custo de óleos para fritura.

______________________________________________________________________________

Paulo de Abreu e Lima é pesquisador profissional e possui mestrado (MSc) da Universidade dos Estudos de Ciências Gastronômicas na Itália em Cultura Alimentar. Atualmente é presidente do conselho da holding especializada em produção rural e verticalização alimentar, Kiel Participações; Thiago G Nasser é cientista político e possui PhD em Sociologia Alimentar pela UERJ. Atualmente é diretor de pesquisa do ESTILOGOURMAND. Este material é baseado no texto original de Naomi Tupper, escrito na cidade de Santander na Espanha e publicado no blog Olive Oil Times no mês de Abril 2013. 



7 comentários:

J disse...

thanks mr. for sharing

http://rifanasri90.blogspot.com/

http://emilydankehidupan.blogspot.com/

http://lamno-style.blogspot.com/

http://info-input.blogspot.com/

http://lamnodataa.blogspot.com/

http://ayeshasyahira.blogspot.com

http://cara-membuat-baru.blogspot.com

http://the-momi.blogspot.com/

http://black-file.blogspot.com

http://x-okey.blogspot.com/

http://newsinyal.blogspot.com/

http://tutorialterupdate.blogspot.com/

http://out-news.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Goste me ajudou estava com dúvidas parabéns 🎊

Quero Honestidade e Justiça disse...

Estamos sendo envenenados a longo ou médio prazo pela indústria de óleos comuns, como os óleos de soja (o mais popular) milho, girassol, canola, etc.
O autor(s) desta(s) publicacao(s) tem o dever de publicar com mais abrangencia (na midia) para que o povo brasileiro tome conhecimento e mude sua alimentacao, tornando-a mais saudavel. Haveria maior consumo do azeite de Olivia, baixando o custo para o consumidor.

Unknown disse...

Já faço o uso do azeite de oliva extravirgem a um ano desde quê descobri quê sou diabética ,usei muito tempo os outros óleos quê são uns venenos , mais não sabia , Obrigado por nos ensinar a ter uma qualidade melhor de vida , saúde é tudo de bom .😍😘.

Unknown disse...

Azeite faz muito bem a saude tem que consumir todos os dias . Excelente

Unknown disse...

Eu gostaria de saber qual azeite e melhor pra refogar arroz macarrão,frita ovo,fígado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails